Comunicado

Boas noites,

Como alguns de vós viu e percebeu – até por bastantes comentários que temos vindo a receber -, o Panda Biggs apropriou-se das nossas legendas de Kimetsu no Yaiba. Bem sabemos que nada do que possa ser dito influenciará seja o que for, mas achámos por bem deixar algumas palavras.

Falta saber em que medida foram parcial ou totalmente apropriadas as legendas, mas, do primeiro e segundo episódios emitidos, denota-se a falta de honestidade intelectual por parte da estação televisiva. Não só não foi dado crédito ao autor original da legenda, como o autor responsável pela legenda nos episódios em causa foi completamente omitido. Ao fazê-lo, pode-se depreender alguma deliberação e desonestidade. Não querendo navegar em especulação, mas é uma possibilidade.

Como é do conhecimento geral, sempre disponibilizámos os conteúdos sem pedir nada em troca, dispendendo do nosso tempo para os consumidores de fãs de animé. Nesta ótica, é com algum espanto que vemos legendas nossas a serem utilizadas de “forma oficial” numa estação televisiva que é paga; perdoem-nos a forma politicamente incorreta, mas alguém foi literalmente pago para não fazer um cu (julgo que sendo uma fansub, podemos ser incivilizados e dada a falta de civismo da estação, mais podemos fazê-lo).

Dado o espetro ilegal em que as fansubs se encontram (aliado, quiçá. a algum cinismo empresarial), nem um esclarecimento (vulgo pedido de desculpas ou resolução da situação) esperamos por parte do Panda Biggs, mas na impossibilidade de alguma coisa poder ser feita, partilhamos convosco o desabafo.

Esperamos que todos continuem a desfrutar dos vossos animés preferidos no fansubbing nacional, ao que aproveitamos para agradecer todo o apoio ao longo destes anos.

Contacto: [email protected]